terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUINTA POÉTICA NA CASA DAS ROSAS





QUINTA POÉTICA



com os poetas convidados

Alberto Beuttenmüller, Osvaldo Rodrigues, Robinson Padial e

Whisner Fraga, com participações especiais de Zé Carlos Freyria (apresentação de butoh) e da atriz Nora Prado.

Agradecimentos especiais ao poeta Celso de Alencar (curador).



Quinta-feira, 30 de setembro de 2010

a partir das 19h (evento gratuito)



Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: 28 de outubro de 2010, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.


Os poetas:

Celso de Alencar (curador da Quinta Poética) é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).



Alberto Beuttenmüller é poeta e nasceu em São Paulo , em 1935, mas viveu em várias cidades do Brasil, pois seu pai era fiscal federal. Segundo o filósofo Benedito Nunes, Beuttenmüller faz parte de um seleto grupo de poetas brasileiros experimentalistas, os quais seguem a poesia enxuta de Mário Faustino. Beuttenmüller acaba de lançar "A Pele da Palavra".



Osvaldo Rodrigues é poeta e romancista. Nasceu em Apucarana (Paraná) e desde 1960 vive em São Paulo. Graduou-se em Mecânica de Produção pela FATEC/SP. Escreve poesia desde os onze anos de idade e teve seus primeiros poemas publicados aos 20 anos na 1ª Coletânea de Poesias Inéditas da Editora Grafik. Livros publicados: "Vôo Singular" (Poesia, 1979, ed. Autor, com prefácio de Álvaro Alves de Faria), "Mascando Esperanças com Dentes de Vidro" (Poesia, ed. do autor, 1983), "Fôlego" (Poesia, ed. do autor, 1985 c/ apresentação de Carlos Felipe Moisés). No início da década de 1980, fez diversas leituras noturnas em diversos bares de São Paulo, sempre sozinho. Está há muitos anos sem publicar nada, mas pretende voltar em breve à literatura com seu primeiro romance de ficção "Exercícios Ilusórios" e um livro de poemas para o próximo ano. Em 2010 teve um conto editado no livro digital E-CONTOS, da editora Ficções&Gato Sabido.


Robinson Padial (Binho) é poeta, autor do livro “Postesia” e coautor do livro “Donde Miras- dois poetas e um caminho”. É o idealizador do Sarau do Binho que acontece há seis anos, toda segunda-feira, no Campo Limpo e também da “Expedición Donde Miras” (caminhada cultural) e da “ Bicicloteca” (biblioteca em bicicletas). Blogues:

www.saraudobinho.blogspot.com

www.expediciondondemiras.blogspot.com

www.biciclotecas.blogspot.com



Whisner Fraga nasceu em Ituiutaba, no interior mineiro, em 1971. É engenheiro e escritor. Participou de inúmeras antologias literárias, frutos de premiações em concursos literários. Escreveu resenhas para importantes veículos de comunicação, como o Jornal do Brasil e o Estado de Minas. Tem 6 livros publicados, entre eles "O livro da carne", lançado recentemente pela Editora 7letras.



Zé Carlos Freyria apresenta Boshibari Butoh, dança contemporânea do Japão, que conta a saga da imigração japonesa no Brasil através da dança e do teatro, mostrando personagens clownescos adaptados para nossa realidade.



Nora Prado é atriz, fotógrafa, e arte-educadora. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS está radicada em São Paulo desde 1993. Trabalhou com Gerald Thomas, Fátima Toledo, Osvaldo Gabrielli, Gabriel Guimard, Regina Galdino, Francisco Medeiros, Hugo Possolo e Luiz André Querubini. Desde 2005 integra o corpo docente do Globe-SP, Centro de Formação do Ator, de Ulisses Cruz. Atuou em publicidade, e protagonizou os curtas Festa de Casamento e O Zeppelin passou por aqui de Sérgio Silva, além de atuar nos longas: Noite, de Gilberto Loureiro, Sonho sem Fim de Lauro Escorel e Boleiros de Hugo Giorgetti. Participou da minissérie O Tempo e o Vento e das novelas: Éramos Seis, As pupilas do Senhor Reitor e Pérola Negra. Em 1995 fundou Cia. Megamini com o ator e diretor Gabriel Guimard. Juntos realizaram Muito Romântico, Dia de Festa, Lixo é um Luxo e Tem Gato na Tuba. Escreveu e atuou no solo A modelo. Na área de coaching para cinema preparou o elenco dos longas: O cerro do Jarau e Dias e Noites, ambos de Beto Souza e Kumori de Felipe Soares.

Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)

Site: www.escrituras.com.br

Blog: http://escrituraseditora.blogspot.com/

Youtube: www.youtube.com/user/EscriturasEditora

Twitter: www.twitter.com/escriturasedit

Escrituras Editora no www.facebook.com

Um comentário:

Lúcia Gönczy disse...

Oi Binho, bom dia!
Estive ontem nas Rosas, mais uma vez prestigiando o Quinta Poética; que até a presente data foi organizada pelo nosso querido e ilustríssimo PoetAmigo Celso de Alencar. Gostei muito da sua Poesia. Muito mesmo. Gostaria de conhecer mais.
Abraço- estarei atenta.

Saudações Poéticas

Lúcia Gönczy

Sarau do Binho